Como funciona e como posso gerir o stock de produtos

O Woocommerce, plugin utilizado para a loja online no WordPress, permite definir stock geral do produto ou stock específico quando existem variações de produto.

Sempre que são adicionados produtos ao carrinho o stock do produto é automaticamente actualizado em backoffice sendo descontadas as quantidades compradas. No entanto, caso o estado da encomenda se mantenha Em processamento, o stock do produto é devolvido ao mesmo passadas x horas. O tempo para a reposição do stock é gerido em backoffice em Woocommerce\Configurações\Produtos – Inventário e deve ser inserido em minutos.

Para definir o stock de um produto siga os seguintes passos:

1- No menu lateral do backoffice clique em PRODUTOS e depois clique sobre o produto no qual pretende definir/alterar o stock.

2- No bloco Dados do produto clique na opção Inventário. Preencha os campos conforme pretendido:

REF: referência única do produto, o SKU, caso a sua empresa trabalhe com referências internas é do seu interesse preencher também essa indicação no site.

Gerir stock? (1): para que o calculo de stock funcione tem de ter esta opção seleccionada.

Quantidade em stock (2): deverá indicar neste campo a quantidade de stock disponível para o produto. Este campo está sempre editável pelo que pode gerir o stock manualmente acrescentando ou retirando stock consoante necessário.

Permitir encomendas pendentes? (3): estando o stock activo esta opção define se é ou não possível fazer encomendas com o produto sem stock. As opções disponíveis são: Não permitir; Permitir mas informar o cliente ou Permitir.

Estado do stock (4): indica em que estado o stock do produto se encontra e apresenta as opções Em stock ou Esgotado. Este campo permite-lhe a qualquer momento aceder ao produto e mesmo que o mesmo ainda tenha stock passar o seu estado para Esgotado de forma a inviabilizar a compra.

Vender individualmente (5): estando seleccionado faz com que cada cliente apenas possa comprar uma unidade do produto, uma funcionalidade interessante quando pretende restringir a compra de determinado produto a apenas uma unidade por cliente.

Estas são as configurações em termos de produto. Depois existem as configurações gerais que são geridas em Woocommerce\Configurações\Produtos – Inventário. Aqui pode definir o comportamento geral do stock no site.

Campos disponíveis:
Gerir stock: para que tenha o stock a funcionar na sua loja esta opção tem de estar seleccionada.

Manter stock (minutos): define o tempo que o site deve manter o stock para encomendas não pagas, ao fim deste tempo o site volte a devolver o stock dos produtos cujas encomendas não tenham sido dadas como pagas. No caso de encomendas canceladas o stock também é automaticamente devolvido ao produto.

Notificações: permite-lhe Activar notificações de “stock baixo” e/ou Activar notificações de produtos esgotados.

Destinatário(s) da notificação: permite-lhe definir o(s) email(s) para onde devem ser enviadas as notificações de stock baixo ou esgotado. caso exista mais do que um email deve inserir os mesmos separados por vírgula.

Limite de “Stock baixo”: número a partir do qual o site deve considerar como sendo stock baixo. Será a partir da informação deste campo que é enviada a notificação de stock baixo.

Limite de produtos esgotados: número a partir do qual o site deve considerar como sendo esgotado. Será a partir da informação deste campo que é enviada a notificação de esgotado.

Visibilidade de produtos esgotados: permite indicar se os produtos esgotados devem ou não manter-se no site, optando por seleccionar esta opção os produtos deixam de estar visíveis no site quando o seu estado é esgotado e só voltam a estar novamente disponíveis quando o seu stock for actualizado.

Formato de exibição do stock: permite escolher entre as opções Sempre exibir a quantidade de stock. Por exemplo “12 produtos em stock”; Exibir a quantidade em stock apenas quando estiver baixa. Por exemplo: “Apenas 2 em stock”; ou Nunca exibir a quantidade em stock. Caso pretenda ter a funcionalidade de stock mas sem que essa indicação seja visível no site para os clientes então deverá optar pela última opção que aqui indicamos.

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e recebe dicas e actualizações de novos posts

Suportescreen tag